segunda-feira, 17 de outubro de 2005


Ando fascinada com as Paineiras de Lisboa, estão eufóricas de flores e de frutos quando começarem a cair vou apanhar todos os que puder, quero uma árvore destas!

4 comentários:

Living Place disse...

Que frutos é que esta arvore dá? Não estou mesmo a ver, mas que é bonita é.

Rosa disse...

É uma árvore originária do Brasil (Chorisia speciosa) os frutos estão cheios de uma espécie de espuma(Paina)que servia para encher almofadas e colchões daí o nome Paineira. As flores são lindas e embelezam o Outono pouco florido.Em Lisboa existem exemplares fabulosos desta árvore vale a pena ver.

Living Place disse...

Gosto muito de vir aqui, aprendo sempre algo e nunca imaginei que uma arvore assim desse para encher almofadas lolololol
Continua o teu excelente trabalho.

Anónimo disse...

O outro nome vulgar para a paineira é sumaúma. Aproveite para tirar as sementes quando os frutos rebentarem,e começar a sair a sumauma aí tem a certeza que os frutos são viáveis. Embora muito perto do Jardim Botânico, na Praça da Alegria se não me engano existe a maior paineira de Lisboa, já lá não vou à algum tempo, mas é maior que as do jardim botânico.
A classificação das paineiras foi revista, retirou-se o nome Chorisia, e agora são classificadas como Ceiba. A da fotografia seria Ceiba speciosa