quarta-feira, 9 de novembro de 2005


Obrigada Eugênio.
É uma verdadeira floresta tropical que acabou de chegar do Brasil por correio, sementes de algumas das mais fascinantes árvores do mundo.Vamos lá ver como é que se vão portar por aqui.
Aceitam-se qualquer tipo de dicas, receitas, técnicas, truques, remédios, palpites, orações, feitiços, ritos mágicos..... que ajudem estas sementes a germinar.

8 comentários:

jardineira disse...

err... começar por ver o calendário da lua no Borda d'Água??? *: )

Anónimo disse...

que tal amor e paciência ?

Anónimo disse...

Não sabia que pertencias ao grupo árvores, já pertenço a esse grupo à 3 anos e tenho trocado muitas sementes, algumas com sucesso e outras sem.
Conheci o rótulo do Eugénio no saco de sementes. Ultimamente não tenho participado, falta de tempo, mas vou lendo os mails, O Eugénio que foi o iniciador do grupo é extraordinário.
Em relação ás sementes, o meu conselho seria, tentar ver qual o tempo em que a semente é viável. Há sementes que têm uma viabilidade de 1 dia e outras de anos. Se tens sementes suficientes, experimenta plantar agora umas e outras na Primavera.
A terra no Brasil, e mais precisamente da zona do Cerrado, donde é o Eugénio, é ácida (pH menor que 7), hoje as embalagens de terra já trazem o nível de acidez indicado. Se plantares agora, não deves colocar no exterior, está demasiado frio para esse tipo de plantas.

Anónimo disse...

Sou um apaixonado por plantas... adoro falar com elas e perceber como tudo funciona do seu "mundo", fascina-me mesmo. Conselhos, como sementes que vieram de outro continente deves primeiramente retirar algumas e deixar em quarentena para que as doenças que possa ser portadora se manisfestem. Depois como plantas tropicias exigem um clima quente e humido e claro muita materia organica, pode se comprar turfa quente para "imitar" o solo tropical... depois é só esperar e mostrares os resultados aqui no teu blog. Um abraço,gmc

Rosa disse...

Obrigada a todos pelos conselhos, prometo mostrar as "meninas" logo que dêm sinais de vida.

Anónimo disse...

Meus queridos amigos nunca pensaram que estão a fazer algo que não é propriamente legal? Aliás por razões absolutamente compreensíveis na defesa do equilibrio ecologico. Cuidado com estas experiências e primeiro certifiquem-se que estas sementes não fazem parte da lista das plantas invasoras.
mdlr

Rosa disse...

Caro mdlr,
Sou profundamente preocupada e empenhada na defesa daquilo a que chama o equilibrio ecológico, nunca me passou pela cabeça poder estar a praticar uma actividade ilegal nem mesmo constituinte de algum tipo de perigo para o equilibrio ecológico gostaria por favor que fosse mais específico em relação aos perigos que referiu.
rosa

Anónimo disse...

Cara rosa ou ver, como preferir,
posso dar dois exemplos imediatos de plantas potencialmente "desequilibradoras" do nosso ecossistema: as acácias e os chorões. Penso que talvez esclareça um pouco o que mdlr queria dizer.

Fotos de plantas muito bonitas!

Cumprimentos,

Franjipani