sexta-feira, 29 de agosto de 2008

As flores do mês * Agosto

Click sobre a imagem para ampliar
1 . 2 . 3
4 . 5 . 6
7 . 8 . 9

Confesso que me deu uma branca ao escolher as flores de Agosto. Em nenhum outro mês se vêm tantas flores (nos jardins), nesta altura de férias todos querem os seus jardins floridos e conseguem-no de forma pouco natural, à custa de muita rega, adubos e plantas de viveiro forçadas a florir fora da sua época. Um passeio pelos campos mostra exactamente o contrário, são poucas as flores que florescem espontaneamente com o calor e a secura de Agosto.

Perto das fontes, à sombra das grandes árvores, nos bosques ou em recantos dos jardins, onde o comum dos mortais apenas vê uma luz ou o que lhe parece um reflexo mais invulgar, podem algumas almas mais sensíveis vislumbrar as fadas, andam vestidas de branco e são luminosas como as mágicas flores de Agosto.



1 . Ilex aquifolium
O meu Azevinho (flor feminina na fotografia) floriu em Agosto prepara agora as drupas (ainda verdes) que serão muito encarnadinhas lá para o Natal.

2 . Gardenia jasminoides
As minhas Gardénias, quando florescem (só o fazem quando lhes dá para isso) é em Agosto embora os entendidos digam que a época de floração é a Primavera, permitam-me discordar.

3 . Myrtus communis
Esta sim, é uma flor de Agosto totalmente adaptada ao calor e com uma notável capacidade para utilizar humidade e a falta dela, definitivamente uma flor do universo das fadas.Não é por acaso que na mitologia sempre esteve ligada à deusa do Amor (Afrodite)

4 . Solanum jasminoide
São muitas as solanaceaes que florescem em Agosto, são flores solares, estas lembram as estrelas que acompanham as fadas.

5 . Brugmansia
Mais uma Solanaceae, esta ligada ao departamento de pronto a vestir das fadas, os nomes comuns Anáguas-de-vénus e Saia-branca são bem a prova disso. E vestir de branco quando faz muito calor é sempre sinal de bom senso.


6 . Yucca aloifolia
As suculentas não são o meu forte nem estou totalmente certa da identificação desta yuca. As flores são lindas e não há calor nem falta de água que as mace minimamente.

7 . Begonia
As Begónias têm a sua origem nos climas tropicais, são uma daquelas plantas que com facilidade se adaptaram aos nossos Verões (no Inverno sofrem o seu bocadinho) existem mais de mil variedades de Begónias as brancas pequeninas, são as dos meus Agostos.

8 . Daphne gnidium L.
Cá está um nome dado pelo Lineu que me deixa baralhada. Por cá chamam-lhe Trovisco.

9 . Gaura lindheimeri
Mais uma planta utilizada em experiências de Xeriscaping e com grande necessidade de sol directo. Flor de Verão definitivamente.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá, é a primeira vez que visito o seu blog. Achei bem bacana. Parabéns.
Eu sou designer de móveis e ando procurando na internet, algumas plantas que florescam em agosto a dezembro. Gostaria muito de uma dica sua na verdade... penso em flores campestres e que não podem se desenvolver muito altas... Obrigada desde já. Beijo

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.