terça-feira, 1 de abril de 2014

O Sr.Lineu também se enganava


Scilla peruviana L.

O Mundo não seria o mesmo sem a genial ordem que o Sr. Lineu lhe instituiu, sem ele o Mundo era como aquelas casas muito desarrumadas onde, por mais que se procure, nunca se consegue encontrar nada. A enorme generosidade e dedicação com que o Sr. Lineu se entregou à descomunal tarefa de nos legar um mundo arrumadinho merece toda a nossa veneração e gratidão. 

Mas era humano o Sr. Lineu, e, como tal, às vezes enganava-se, enganou-se quando ao nomear esta nossa formidável scilla a outorgou para toda a eternidade ao Peru. Os Ingleses ainda tentaram remediar a injustiça, chamam-lhe Portuguese squill, mas é quase impossível mudar os lugares em que o Sr. Lineu arrumou as coisas e  por isso esta cila dificilmente deixa de ter fama de Peruana quando afinal é uma ilustre mediterrânea. 

Já nós em Português nunca lhe tentámos fazer justiça ou reivindicar a sua origem, só lhe conheço o nome comum, Cila-do-Peru, mais um exemplo do desprezo que temos pela nossa flora. 

1 comentário:

Xisto disse...

No mundo das plantas, como em muitas outras áreas, há em Portugal um imenso desprezo pelos valores universais que são portugueses. Faltam estudos, divulgação, identidade e orgulho.