quarta-feira, 9 de novembro de 2005


Obrigada Eugênio.
É uma verdadeira floresta tropical que acabou de chegar do Brasil por correio, sementes de algumas das mais fascinantes árvores do mundo.Vamos lá ver como é que se vão portar por aqui.
Aceitam-se qualquer tipo de dicas, receitas, técnicas, truques, remédios, palpites, orações, feitiços, ritos mágicos..... que ajudem estas sementes a germinar.

8 comentários:

  1. err... começar por ver o calendário da lua no Borda d'Água??? *: )

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16:46

    que tal amor e paciência ?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo15:24

    Não sabia que pertencias ao grupo árvores, já pertenço a esse grupo à 3 anos e tenho trocado muitas sementes, algumas com sucesso e outras sem.
    Conheci o rótulo do Eugénio no saco de sementes. Ultimamente não tenho participado, falta de tempo, mas vou lendo os mails, O Eugénio que foi o iniciador do grupo é extraordinário.
    Em relação ás sementes, o meu conselho seria, tentar ver qual o tempo em que a semente é viável. Há sementes que têm uma viabilidade de 1 dia e outras de anos. Se tens sementes suficientes, experimenta plantar agora umas e outras na Primavera.
    A terra no Brasil, e mais precisamente da zona do Cerrado, donde é o Eugénio, é ácida (pH menor que 7), hoje as embalagens de terra já trazem o nível de acidez indicado. Se plantares agora, não deves colocar no exterior, está demasiado frio para esse tipo de plantas.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo14:25

    Sou um apaixonado por plantas... adoro falar com elas e perceber como tudo funciona do seu "mundo", fascina-me mesmo. Conselhos, como sementes que vieram de outro continente deves primeiramente retirar algumas e deixar em quarentena para que as doenças que possa ser portadora se manisfestem. Depois como plantas tropicias exigem um clima quente e humido e claro muita materia organica, pode se comprar turfa quente para "imitar" o solo tropical... depois é só esperar e mostrares os resultados aqui no teu blog. Um abraço,gmc

    ResponderEliminar
  5. Obrigada a todos pelos conselhos, prometo mostrar as "meninas" logo que dêm sinais de vida.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo07:01

    Meus queridos amigos nunca pensaram que estão a fazer algo que não é propriamente legal? Aliás por razões absolutamente compreensíveis na defesa do equilibrio ecologico. Cuidado com estas experiências e primeiro certifiquem-se que estas sementes não fazem parte da lista das plantas invasoras.
    mdlr

    ResponderEliminar
  7. Caro mdlr,
    Sou profundamente preocupada e empenhada na defesa daquilo a que chama o equilibrio ecológico, nunca me passou pela cabeça poder estar a praticar uma actividade ilegal nem mesmo constituinte de algum tipo de perigo para o equilibrio ecológico gostaria por favor que fosse mais específico em relação aos perigos que referiu.
    rosa

    ResponderEliminar
  8. Anónimo19:01

    Cara rosa ou ver, como preferir,
    posso dar dois exemplos imediatos de plantas potencialmente "desequilibradoras" do nosso ecossistema: as acácias e os chorões. Penso que talvez esclareça um pouco o que mdlr queria dizer.

    Fotos de plantas muito bonitas!

    Cumprimentos,

    Franjipani

    ResponderEliminar