Echium candicans . Nas veredas da Madeira
Está a florir neste momento, encontrei-o este fim-de-semana em dois jardins, nenhum deles público. Para além dos jardins botânicos não me lembro de o ver em nenhum dos jardins públicos de Lisboa, porquê? Há coisas difíceis de entender. O Echium fastuosum (sin. Echium candicans), conhecido em todo o mundo por Pride of Madeira, é uma planta cheia de qualidades, muito fácil de cuidar, e capaz de brilhar em qualquer jardim. Para além disso é Portuguesa, mais uma daquelas plantas excepcionais que todos os portugueses tinham a obrigação de conhecer, mas curiosamente não é fácil de encontrar nos jardins públicos.
é linda! Vou plantar umas no meu jardim.
ResponderEliminarObrigado pela ideia.
lindas, lindas!
ResponderEliminarOs jardins botânicos do continente, pelo menos os tradicionais (Porto, Coimbra, Lisboa), não têm muito lugar para a flora portuguesa ou das ilhas. Talvez devessem ser reinventados para acompanhar os tempos que correm. Custa-me ver como toda esta conversa da biodiversidade (conversa e alguma acção, uma vez por outra), pelo menos no que diz respeito ao nosso território, passa completamente ao lado desses jardins botânicos.
ResponderEliminarP.S. No Porto também se encontra a Echium candicans nalguns jardins privados. A floração só está a começar agora, muito timidamente.
Aqui pelos botânicos - justiça lhes seja feita - ainda se vão encontrando as Echium, os Geranium maderense e um Til para amostra. Nos jardins públicos da cidade é que nem nada, o que é uma pena.
ResponderEliminarAqui por Oeiras... no parque dos Poetas existe uma mancha e fazem o orgulho no parque este Orgulho da Madeira!!! Obrigada por nos relembrar!
ResponderEliminar