domingo, 7 de novembro de 2010

Un peu de sorcellerie...


Myrtus communis

Em tempos de crise que melhor conselho se pode dar do que o de aproveitar tudo o que temos à mão? 
Alguns frutos da época muito frequentes nos nossos campos e jardins são pura e simplesmente ignorados, para não dizer desprezados. Refiro-me por exemplo aos medronhos, pilritos (que podem ser vistos no postal anterior) e mastruços ou murtinhos (nomes pelos quais em alguns locais são conhecidas as pseudobagas da murta). No entanto são frutos com sabores interessantes, ricos em nutrientes importantes e com reconhecidas qualidades medicinais daquelas que tantas vezes vamos procurar em produtos menos naturais, exóticos ou pouco acessíveis.
Mesmo assim, encontrei algumas receitas em que é utilizado o fruto da murta, aqui ficam duas:

Licor de Murtanheira
também conhecido pelo nome "Arrabidino"
(para um litro de licor)
Apanham-se as murtas e retiram-se as bagas.
Juntam-se umas três mãos-cheias de bagas e deixam-se a macerar durante cerca de oito dias, num recipiente, em que se deitaram uma chávena de aguardente (mais ou menos um decilitro), água a ferver e açúcar a gosto.
(Segundo o livro "Medicina pelas Plantas" do Dr. Oliveira Feijão, este licor é mais adequado para ser bebido no início das refeições.)

Tarte de Outono
40g de manteiga;
460g de massa brisée estendida (2 rolos);
200g de bagas de murta;
150g de uvas passas;
75g de açúcar;
4 colheres de sopa de gelatina de maçã;
1 colher de sopa de essência de baunilha;
1 laranja;
Untar com manteiga uma tarteira e forrar o fundo e os lados com uma roda de massa e pôr no frigorífico.
Com a outra roda de massa, fazer tiras e entrelaça-las para formar uma grelha.
Numa terrina, juntar as bagas de murta com as passas de uva e o açúcar.
Juntar a gelatina de maçã, diluída em 10cl de água, a baunilha e a raspa de laranja, e misturar muito bem todos os ingredientes.
Pré-aquecer o forno a 220°C.
Dispor a mistura de fruta em cima da massa e distribuir a manteiga em pedaços por cima da fruta.
Dispor a grelha de massa sob o recheio.
Fechar a tarte virando as pontas para dentro.
Levar ao forno durante 15 minutos a 220ºC.
Baixar a temperatura para 180°C e deixar cozer durante mais 20 minutos.
Sirva a tarte morna.


2 comentários:

Jardineiro do Rei disse...

Rosa...
Será que a sua receita de licor de murtinhos é a mesma do Frades Arrabidinos? Tenho pesquisado ao longo do tempo na tentativa de encontrar algo que me elucide sobre isso, mas nada descobri. Encontrei uma outra receita que deixo a seguir. Li algures que os frades esperavam quinze anos até provarem o seu Arrabidino.

Licor de murta
500 gramas de murta
1 litro de aguardente
1/2 litro de água
1/2 quilo de açúcar

Esmague a murta e coloque-a num frasco de boca larga; junte a aguardente arrolhe e guarde em local escuro durante 8 meses.
Após esse tempo passe por um filtro de pano.
Num tacho coloque a água e o açúcar deixando fazer ponto pérola. Depois misture o líquido (murta) em fio, mexendo até arrefecer. Coloque na garrafa.

Os murtinhos secos e reduzidos a pó, são um óptimo tempero. Transmitem a pratos de carne o sabor forte da gastronomia mediterrânica.Em Dezembro de 2001, a bordo do Vaivém Espacial Endeavour. O objectivo era fazer testes de germinação com sementes de plantas nativas de vários países.
As folhas de murta podem substituir o louro na alimentação. Também são usadas para curtir as azeitonas. Na mitologia grega a murta era considerada a Planta do Amor e dedicada a Vénus. As noivas eram adornadas com flores de murta. Por essa razão é conhecida, em determinadas regiões, como "murta de noiva".

cumprimentos

Jardineiro do Rei

Unknown disse...

Olá Jardineiro do Rei,
Gostei muito das receitas dos frutos da Murta. Tenho um arbusto no meu jardim que está carregadinho de frutos prontos a serem colhidos. Vou ensaiar o licor a ver o que dá.
Bem haja.
Lucinda