domingo, 15 de maio de 2011

Lavapé






Cheirolophus sempervirens


Enganei-me quando, ontem, com pressa de mostrar estes pompons cor-de-rosa que encontrei pelos campos, os identifiquei como Centaurea paniculata. Embora existam bastantes semelhanças entre os dois géneros e sejam até parentes próximas foi um erro imperdoável porque não segui o meu instinto que me disse, assim que as vislumbrei ainda a uma grande distância, que estava ali uma planta cheia de potencial e que eu nunca tinha visto (e Centaureas conheço eu).  
De nome comum, Lavapé ou Viomal (?) é um volumoso arbusto lenhoso, perene, que se mantém verde todo o ano, características que a acrescentar a esta longa e vistosa floração (Barby style) e à capacidade de resistir em terrenos secos e pedregosos,  o tornam bastante apetecido para o tipo de jardinagem que eu pratico. 

Sem comentários: