sábado, 15 de março de 2014

Casamento


Quercus robur . Parque Eduado VII . Lisboa

Este Alvarinho iluminado é uma das minhas árvores preferidas em Lisboa, tem todas as condições para ser um dia uma grande árvore e para ficar por cá durante muitas gerações. Sempre que o vou visitar acho que a Tuia pesadona, desajeitada e sem grandes planos para o futuro está a mais ao seu lado, faz-lhe sombra e temo que possa comprometer a sua simetria e o seu equilíbrio. Hoje encontrei-o cheio de amentilhos e com as novas folhas a despontar, fiquei algum tempo a admirá-lo e imaginei o que lhe faria se ele fosse da minha responsabilidade - tirava dali a Tuia para que o Carvalho crescesse  livremente, ou não? A resposta surgiu imediatamente nem tive de pensar duas vezes, jamais lhe roubaria aquela Tuia que bem ou mal tem crescido ao seu lado, não tenho forma de perceber até que ponto ela lhe faz falta, se o ampara quando há tempestades, se ao nível das raízes se ajudam mutuamente, se a sombra já lhe faz falta... Afinal ele não apresenta sinais de infelicidade. Não separe, pois, o homem o que um jardineiro que já morreu uniu.

Sem comentários: