quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Tonto?

Liquidambar styraciflua
Não! O meu liquidambar não se deixa enganar por Outonos que não sabem como é que se devem comportar. Outono não é Verão e o liquidambar está cá para nos lembrar isso mesmo.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Uma árvore com futuro em Lisboa?

 Zelkova serrata  (Ulmaceae)
Embora não tão bonitas ou inspiradoras como estas, as Zelkovas japonesas, eleitas em todo o mundo como a árvore ideal para substituir os ulmeiros vitimados pela grafiose, já são bastante comuns em Lisboa. Uma das suas características - e atractivo principal - é o seu porte em forma de jarra conhecido pelos apreciadores de árvores como vase-shaped crown. O tipo de porte de uma árvore é uma das principais características a ter em conta quando se escolhe uma árvore e deve ser respeitado ao longo de toda a sua vida. Saberão os responsáveis pelas árvores de Lisboa respeitar  o vase-shaped das jovens Zelkovas que se vão vendo por Lisboa, ou vão podá-las à vontade dos fregueses?

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Pouca coisa


quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Um roble citadino

Quercus robur L. . (Lisboa, rotunda / Marquês de Pombal)

Não há lisboeta que não tenha alguma vez passado junto deste carvalho, mas quantos serão os que alguma vez olharam para ele ou apreciaram a sua sombra num dia de calor?

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Pimenta-rosa


Schinus terebinthifolius

aqui tinha falado desta planta. Só agora que a vi a frutificar é que tive a certeza de que esta que vive no meu jardim é uma aroeira brasileira (Schinus terebinthifolius) e não, como eu pensava, uma aroeira cá das nossas (Pistacia lentiscus).

Cosmos


Cosmos bipinnatus

O mal de quem apaga as estrelas é não se lembrar de que não é com candeias que se ilumina a vida.

Miguel Torga . Diário

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Tempo de Sasanquas


Camellia sasanqua

E quando já acreditávamos no fim do Verão, chegam, poderosas e perfumadas, as Sasanquas para nos lembrar que é apenas um recomeço.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Quem sabe ver lê as imagens.