segunda-feira, 17 de outubro de 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
"We are suffering from plant blindness," she said.
Mas agora sei com a respiração da parte de trás da cabeça. Hoje as flores sabem-me bem num paladar que se cheira. Hoje às vezes acordo e cheiro antes de ver.( Alberto Caeiro)
Era preciso agradecer às flores
Terem guardado em si,
Limpida e pura,
Aquela promessa antiga
De uma manhã futura.
Sophia de Mello Breyner
4 comentários:
Que frutos é que esta arvore dá? Não estou mesmo a ver, mas que é bonita é.
É uma árvore originária do Brasil (Chorisia speciosa) os frutos estão cheios de uma espécie de espuma(Paina)que servia para encher almofadas e colchões daí o nome Paineira. As flores são lindas e embelezam o Outono pouco florido.Em Lisboa existem exemplares fabulosos desta árvore vale a pena ver.
Gosto muito de vir aqui, aprendo sempre algo e nunca imaginei que uma arvore assim desse para encher almofadas lolololol
Continua o teu excelente trabalho.
O outro nome vulgar para a paineira é sumaúma. Aproveite para tirar as sementes quando os frutos rebentarem,e começar a sair a sumauma aí tem a certeza que os frutos são viáveis. Embora muito perto do Jardim Botânico, na Praça da Alegria se não me engano existe a maior paineira de Lisboa, já lá não vou à algum tempo, mas é maior que as do jardim botânico.
A classificação das paineiras foi revista, retirou-se o nome Chorisia, e agora são classificadas como Ceiba. A da fotografia seria Ceiba speciosa
Enviar um comentário