terça-feira, 4 de julho de 2006


Grevillea robusta A. Cunn.
Outra árvore Australiana, aparentemente prodigiosa, crescimento rápido, porte magnifico, verde durante todo o ano, floração colorida, fácil adaptação a solos pouco férteis ... Que mais se pode pedir a uma árvore?
Tenho visto muitas Grevíleas nos jardins mais recentes de Lisboa, e pior ainda vendem-se em quase todos os viveiros. São evidentes as características invasoras deste tipo de árvores, não sou (ainda) fundamentalista neste assunto das invasoras, acho um privilégio poder ver a enorme Grevílea do parque Eduardo VII a florir junto aos seus vizinhos Jacarandás, mas atenção! Não vamos dar o protagonismo a plantas que criaram mecanismos de defesa tão extraordinários como as Grevíleas, os Eucaliptos e as Acácias.

7 comentários:

Azinheira disse...

Olá, para meu benefício pergunto se o termo utilizado "evasora" significará invasora? É engano ou ignorânica minha? Caso afirmativo, pode explicar-me de que se trata ? Um muito obrigada e até sempre, pois volto noutro dia.

Rosa disse...

Ups! Onde é que eu fui buscar esta da evasora?É palavra que ainda não consta do dicionário. Obrigada pela atenção.

anamoris disse...

LINDA.

bettips disse...

Este ano, as árvores parecem fazer pose para as fotos! Olhos de "ver", lindos.

Living Place disse...

As flores são bonitas, mas se é tipo eucalipto... é uma desgraça!

rute moura disse...

Oi!

Tenho andado um pouco "desaparecida" mas vejo que por aqui continua tudo a "cheirar" muito bem! Que bom voltar a sentir este cheirinho e aprender mais...

Beijinhos

magarça disse...

Colorida descoberta, este blogue de flores! Não te esqueças das magarças...ou estarão arquivadas noutro mês?