segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Companhia das Lezírias



A Companhia das Lezírias é a maior exploração agro-pecuária e florestal existente em Portugal, compreendendo a Lezíria de Vila Franca de Xira, a Charneca do Infantado, o Catapereiro e os Pauis (Belmonte e Lavouras).
A Lezíria está compreendida entre os rios Tejo e Sorraia e é sub-dividida pela Recta do Cabo (E.N. 10 entre Vila Franca de Xira e Porto Alto) em Lezíria Norte e Lezíria Sul.
Lezíria Norte, constituída por cerca de 1.300 hectares explorados indirectamente (rendeiros).
Lezíria Sul constituída por cerca de 5.000 hectares, dos quais 3.000 ha são explorados indirectamente (rendeiros) e 2.000 ha estão afectos a pastagens e/ou à produção de forragens.
A seguir à área de pastagens/forragens, a cultura predominante é a do arroz num total de 650 hectares, seguida de 140 hectares de milho (sob pivot).
Nos Pauis de Belmonte e Lavouras, num total de 460 hectares, cultiva-se arroz.
A Companhia das Lezírias passou por muitas vicissitudes, sendo nacionalizada em 1975 e tendo passado, em 1989, a Sociedade Anónima de capitais maioritariamente públicos.
Desde 1997, a Companhia das Lezírias vem consolidando a sua situação, quer sob o ponto de vista tecnológico, quer financeiro, baseada numa filosofia de desenvolvimento sustentado.

Texto daqui

2 comentários:

Paulo disse...

A visitar mesmo.

Bic Laranja disse...

Psst! Diga baixinho. Olhe que ainda dá a gosma aos das novas oportunidades, que andam sempre grávidos de futuro.
Cumpts.