terça-feira, 11 de novembro de 2008

Negócios de família

Melia azedarach . Meliaceae

A família botânica Meliacae é constituída por 51 géneros  com cerca de 550 espécies diferentes de plantas, na sua maioria árvores nativas de regiões tropicais ou quase tropicais. Um dos ramos mais distintos da família é o género Swietenia cuja madeira, o mogno, é muito utilizada e popular em todo mundo, com resultados desastrosos - como sempre acontece quando alguma coisa se torna popular - já restam muito poucas das florestas em que estas árvores viviam, e quando cultivadas em larga escala pelo homem, as Switenia ficam sujeitas a uma série de pragas e doenças que para além de dificultar a produção de madeira, constitui um perigo ecológico. Pena é que enquanto consumidores de produtos de madeira, não sejamos alertados para estes factos, mas apenas para a traiçoeira relação preço qualidade, cá para mim, mogno, nunca mais!

Mas adiante.... Há uma outra Meliaceae que me interessa particularmente, a poderosa Neem (Azadirachta indica). Esta é uma árvore com propriedades fabulosas que fazem dela um ser quase divino e venerado na Índia de onde é nativa e onde a sua larga utilização é fruto de conhecimentos milenares. Das muitas propriedades desta árvore, a que me chamou a atenção foi a sua capacidade de repelir os insectos, o óleo de Neem pode ser utilizado em agricultura e jardinagem biológicas com excelentes resultados, como repelente de insectos, destruidor de fungos e bactérias nocivas, e sem nenhum tipo de inconvenientes (que eu saiba), o óleo é ao que parece extraido das folhas e dos frutos de forma muito simples, mas como sempre.... Antes que a utilização do óleo de Neem se tornasse popular e talvez capaz de arrasar com a indústria dos pesticidas vêm os grandes monstros globais tentar, absurdamente, patentear a utilização deste produto natural.  

Por cá, temos como representante oficial da família a Melia azedarach ou Árvore-dos-rosários que é bastante utilizada em Jardinagem e extremamente parecida com a Neem, ao que tudo indica, também possui a famosa substância repelente dos insectos.


4 comentários:

Filipe disse...

Quando dizes que te interessa a neem, fizes-te alguma tentativa de a tentar crescer cá?

Rosa disse...

Filipe, nunca tentei fazer crescer por cá nenhuma Neem, nem creio ter alguma vez visto alguma, mas como as M. azedarach se dão cá tão bem desconfio que é bem possível que ela se aguente por cá.

Jardineiro do Rei disse...

Olá Rosa...
Obrigado pela sua visita ao meu blog.
Eu também não creio que existam Neem em Portugal. Disseram-me que havia um exemplar na Tapada da Ajuda, na área do ISA. Nunca o consegui encontrar. Também me disseram que no Alentejo havia quem cultivasse a árvore. Não imagino onde.
No final do ano passado estive em Cabo Verde e trouxe sementes de Neem. Pu-las a germinar numa estufa aquecida para tentar simular o habitat natural. As sementes germinaram, mas estão muito frageis. O problema é que as sementes foram colhidas com uma temperatura que rondava os 20/22º C. e chegaram a Portugal e foram postas a germinar em pleno Inverno com temperaturas exteriores da ordem dos 6/7º C. É certo que a estufa está aquecida, mas não é bem a mesma coisa. Além disso estas sementes têm uma viabilidade muito curta.
Também trouxe sementes de Moringa Oleífera. Essas sim, estão a crescer bem. Espero que me surpreendam.

Um abraço

João

Rosa disse...

Boa sorte para as suas árvores João.