segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Dia de Gerânios


Geranium molle L.


Pelargonium sp

É grande a confusão entre os dois géneros botânicos, Pelargonium e Geranium, mas na verdade, apesar de pertencerem à mesma família (Geraniaceae) as suas diferenças são evidentes e facilmente detectáveis por qualquer leigo em Botânica. 

Parece que quem armou a confusão foi o Senhor Lineu quando inicialmente os classificou juntos no género Geranium, só mais tarde foi criado o género Pelargonium (Charles L’Héritier  em 1789), e, como o que Lineu uniu, muito dificilmente é separado (sempre disse que existia algo de divino neste Senhor) os Pelargonium continuam - até hoje - a ser vulgarmente chamados, Gerânios. 

Para que não restem dúvidas, as popularíssimas Sardinheiras, tantas vezes chamadas Gerânios, são de facto Pelargónios (Pelargonium sp). 

Quanto às diferenças entre os dois géneros, são - como já disse - muitas e podem ser detectadas até de olhos fechados, já que o cheiro e a textura são muito diferentes. Mas a forma mais fácil de distinguir as plantas é olhando para as respectivas flores, neste caso a simetria e simplicidade das flores dos Geranium, por um lado; e a fantasia quase carnavalesca das flores dos Pelargonium, por outro; são mais que suficientes para qualquer um as reconhecer. 

Bem... Isto tudo para dizer que os bravos Gerânios  (Geranium molle) aproveitaram os dias de sol para dar um ar da sua graça e  anunciar o espectáculo que está para muito breve em todos os prados, caminhos e baldios.


Sem comentários: