segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O segredo do figo

Ficus carica
Cada fruta tem o seu segredo.
O figo é uma fruta muito secreta.

As árvores do género Ficus, ao qual pertencem as nossas figueiras, mas também algumas das mais espantosas árvores do mundo, reproduzem-se de uma forma totalmente desconcertante para quem não está familiarizado com estes mistérios da vida privada das árvores.

A flor (inflorescência para ser mais exacta) das Ficus floresce escondida no interior da cápsula carnuda a que vulgarmente chamamos figo (sicónio), - "Florescendo toda para dentro com suas fibras matriciais;". A polinização, necessária para que a flor se transforme no fruto, é feita por uma pequena vespa que entra pelo orifício aberto na base da cápsula,- "Apenas uma estreita via de acesso, cortinas corridas diante da luz;" - lá dentro (e não querendo entrar em muitos pormenores), o insecto deposita os ovos, morre, nascem larvas (sim, larvas!), desenvolvem-se, polinizam e partem para as suas vidas. só nessa altura o sicónio (figo) pode iniciar o seu processo de maturação -" Até que a gota da maturidade exsude,
E o ano chegue ao fim." - e transformar-se no fruto (na verdade uma infrutescência).

"Era uma flor que brotava para dentro, para a matriz;
Agora é uma fruta, a matriz madura."


2 comentários:

Ezul disse...

E são bem mais saborosos quando somos nós a colhê-los! Enfim, cada um com a sua loucura, mas poucas vezes consegui comer um figo que fosse comprado numa loja, ou que fosse colhido por outra pessoa.
:)

mariabesuga disse...

o figo é um fruto fenomenalmente apetecível... dos frutos de época de que mais gosto

quando era pequena e vivia na minha terra apanhávamo-los directamente e comiamo-los ali debaixo das figueiras...

são bons a acompanhar açorda alentejana e sopa de tomate...