quarta-feira, 24 de junho de 2015

Insensibilidade

Phytolacca dioica .Jardim de Santos

Os homens deviam estar mais atentos às lições que as árvores têm para lhes oferecer. A bela-sombra, por exemplo, essa árvore magnífica e cheia de personalidade que temos a sorte de poder admirar ainda em alguns jardins de Lisboa lega-nos uma das mais bonitas lições de dignidade e amor-próprio que eu conheço. 

Em rigor da verdade a  Phytolacca dioica  não é uma árvore, é uma herbácea, ou seja, uma erva que insatisfeita com as limitações da sua natureza rasteirinha atinge um porte arbóreo de tal forma generoso e fascinante que em muitos casos a promove directamente ao ilustre estatuto de Árvore de Interesse Público sem que de facto seja árvore.

Apesar disso ainda há quem, sem entender as suas especificidades e o seu mérito, veja na grandeza das belas-sombras uma ameaça e não hesite em amputar estupidamente e sem respeito grandes pernadas destas árvores inofensivas comprometendo irreversivelmente as suas qualidades de árvore monumental e o seu interesse paisagístico ao mesmo tempo que fragiliza e compromete para sempre o seu natural desenvolvimento vegetativo.

Nem o estado de abandono em que está há muito o Jardim de Santos, em Lisboa, permitiu salvar por esquecimento esta espantosa bela sombra de uma poda violenta e humilhante da qual dificilmente conseguirá alguma vez recuperar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Peço que visite um edifício ao fundo da Boa Hora, logo a seguir à embaixada.
Para verificar num Jardim de um palácio do Arquivo Ultramarino cortam as árvores pelo pé..
Cptos

Rosa disse...

Tenho conhecimento dessa situação, é lamentável, sim. E ilegal! Nesta cidade estamos a assistir a um ataque às árvores como eu nunca tinha visto.