terça-feira, 14 de março de 2006

Menino ou menina?


Em Outubro, algum tempo antes de as Ginkgo biloba exibirem as suas mais bonitas folhas amarelas, o chão do jardim das amoreiras estava coberto destes pequenos frutos de cheiro nauseabundo e aspecto desagradável. Perante alguns olhares desconfiados ousei apanhar um saco cheio deles, e depois outro...

Em casa, corajosamente, retirei os caroços e lavei-os muito bem, (também aqui não fui compreendida) o cheiro era de facto insuportável.
Depois coloquei cerca de 30 sementes numa caixa com areia molhada e esperei....
A semana passada UMA (é verdade só uma) semente gerninou e hoje já se podem ver folhinhas bilobadas. Será menino ou menina?

6 comentários:

dora disse...

as fotos ( e o carinho ) são muito bonitas/o

Living Place disse...

aaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhh então são assim que se chama as arvores!
Em Coimbra há uma rua cheia dessas arvores, já tive tentada a fotografa-las.... mas confesso, são feias, todas amarelas e cheias dessa bolas estranhas.... pelo menos agora sei como se chamam.
Mas as sementes são lindas... e os rebentos então...

Rosa disse...

As Gingko biloba São fósseis vivos, imagine tudo o que nos podem ensinar.

greentea disse...

que lindas que estão!!! e pensar que num centro de bonsai ali para campolide vendem "uma especialidade" carissima q dizem ser Gingko em sementes para plantar como se fora a árvore da vida...
eu até consegui fazer germinar os caroços das mangas e tenho-os plantados.
vou procurar sementes nas amoreiras, agora já sei!!!
Estão lindas as tuas.

teresa g. disse...

Não sei grande coisa sobre o Ginko, mas creio que só se distinguem quando são bem maiores.

Rui Marques disse...

Viva,

Tudo sobre o Gingko biloba pode ser consultado aqui:

http://www.xs4all.nl/~kwanten/

Para As Musas: Gostos são sempre fonte de discussão, porém para mim o gingko é das árvores que mais aprecio, tanto pela forma das suas folhas e pela sua especificidade, as quais não permitem o estabelecimento de pragas, bem como pelas magnificas cores com que somos presenteados ao longo de todo o ano.
Um dica: se quiserem apreciar o amarelo nos meses Outonais, terão que colocar o vosso gingko ao sol durante todo o ano, tendo sempre em atenção à rega para não deixar secar as raízes.

Cptos, Rui Marques