sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Out of Africa



Amaryllis belladonna L.

As flores da minha varanda a que tantas vezes chamo erradamente Amaryllis, pertencem na verdade ao género Hippeastrum, são o resultado de engenhosas hibridizações, feitas nas estufas holandesas com diferentes espécies do género Hippeastrum nativas da América do Sul. As verdadeiras Amaryllis são únicas, especiais e originárias da África do sul.

A confusão entre os dois géneros é bastante comum e reporta aos primórdios da taxonomia, chegou-se mesmo a pensar que o próprio Lineu as tinha confundido mas como se pode perceber neste texto (usem algum do vosso tempo para o ler todo porque vale a pena) Lineu não era homem para confusões, ao que tudo indica, foi mesmo inspirado pela beleza rústica das flores africanas que escolheu o nome da bela Amaryllis (personagem das Bucólicas de Virgílio) para nomear esta flor e toda a sua vasta família.

Na taxonomia actual o género Amarylllis é monotípico, ou seja tem uma única espécie que é a Amaryllis belladonna e pode ser vista por esta altura a florir nos nossos jardins. É também conhecida pelos nomes: Cape amaryllis (refere a sua origem na península do cabo da boa esperança), Naked lady (pela particularidade que este bolbo tem de florir numa altura em que não apresenta nenhuma folha) ou March lily o que traduzido para o hemisfério norte, seria qualquer coisa como Lírio de Setembro já que refere a particularidade de florescer no Outono ao contrário da maior parte das Amaryllidaceae que são flores da Primavera.

As fotografias, tiradas hoje de manhã no Jardim da Estrela em Lisboa não fazem devida justiça à beleza das Amaryllis belladonna, fica desde já registado mais um local a visitar: As encostas rochosas da península do cabo da boa esperança, em Março, para ver as Naked lady em liberdade.

4 comentários:

Anónimo disse...

woooow!!!

Anónimo disse...

sabia que na aldeia chama a essas flores "despedidas de Verão"?

Rosa disse...

"despedidas de Verão" não sabia, mas é mesmo isso.

Signe disse...

Beautiful amaryllis. These ar grown as inndorplants in Norway. We often grow or by them for christmas.