domingo, 7 de março de 2010

O Orgulho da Madeira


Echium candicans . Nas veredas da Madeira

Está a florir neste momento, encontrei-o este fim-de-semana em dois jardins, nenhum deles público. Para além dos jardins botânicos não me lembro de o ver em nenhum dos jardins públicos de Lisboa, porquê? Há coisas difíceis de entender. O Echium fastuosum (sin. Echium candicans), conhecido em todo o mundo por Pride of Madeira, é uma planta cheia de qualidades, muito fácil de cuidar, e capaz de brilhar em qualquer jardim. Para além disso é Portuguesa, mais uma daquelas plantas excepcionais que todos os portugueses tinham a obrigação de conhecer, mas curiosamente não é fácil de encontrar nos jardins públicos.


5 comentários:

Miguel Drummond de Castro disse...

é linda! Vou plantar umas no meu jardim.
Obrigado pela ideia.

Luisa disse...

lindas, lindas!

Paulo Araújo disse...

Os jardins botânicos do continente, pelo menos os tradicionais (Porto, Coimbra, Lisboa), não têm muito lugar para a flora portuguesa ou das ilhas. Talvez devessem ser reinventados para acompanhar os tempos que correm. Custa-me ver como toda esta conversa da biodiversidade (conversa e alguma acção, uma vez por outra), pelo menos no que diz respeito ao nosso território, passa completamente ao lado desses jardins botânicos.

P.S. No Porto também se encontra a Echium candicans nalguns jardins privados. A floração só está a começar agora, muito timidamente.

Rosa disse...

Aqui pelos botânicos - justiça lhes seja feita - ainda se vão encontrando as Echium, os Geranium maderense e um Til para amostra. Nos jardins públicos da cidade é que nem nada, o que é uma pena.

Vera F. disse...

Aqui por Oeiras... no parque dos Poetas existe uma mancha e fazem o orgulho no parque este Orgulho da Madeira!!! Obrigada por nos relembrar!