terça-feira, 18 de maio de 2010

Isto não são Rosas



(... ) penso que nada é mais difícil para um verdadeiro pintor do que pintar uma rosa, porque, para fazê-lo, é-lhe preciso primeiro esquecer todas as rosas pintadas. Aos visitantes que vinham me ver em Vence, eu muitas vezes perguntei: “Vocês viram os acantos, sobre os declives que margeiam a estrada?”. Ninguém os tinha visto; todos teriam reconhecido a folha de acanto sobre um capitel coríntio, mas ao natural, a lembrança do capitel impedia de ver o acanto Ver cada coisa na sua verdade é um primeiro passo em direção à criação, e isto supõe um esforço contínuo.
Henrri Matisse

3 comentários:

Magdala disse...

São realmente maravilhosas!

Jorge Pinto disse...

'Isto não são Rosas' tem múltiplas leituras para o leitor ocidental - 'Ceci n'est pas une pipe'- e português, 'Isto, Senhor, são Rosas'. Contrariamente ao 'Ceci...' aqui há uma dupla negação, porque uma imagem não é o objecto e o objecto representado não é efectivamente a Rosa, que tem a sua piada. Gostei, Rosa!

Anónimo disse...

olá, sou uma novata na jardinagem e encontrei o blog nas minhas pesquisas! Estou apaixonada por esta flor! E a fotografia está linda!