sexta-feira, 20 de junho de 2014

Mais um ataque que pode ser fatal para este jardim


O Príncipe Real já foi a nossa casa. Foi lá que a loja ganhou vida. Estive muito envolvido na luta contra a degradação do Jardim França Borges na Praça do Príncipe Real, mais conhecido como Jardim do Príncipe Real. Foi pela mão da CML de António Costa que este jardim sofreu um brutal ataque e desqualificação. Sobreviveu, diminuido, com árvores classificadas a degradarem-se de ano para ano. Mas conseguiu sobreviver, enfraquecido que está.

Parece que volta a ser pela mão da CML de António Costa, de forma quase secreta, à margem de tudo e todos para apresentar o facto consumado, que se tenta instalar um parque subterrâneo debaixo daquele jardim, à volta do reservatório da Patriarcal. Será um ponto de não retorno para o jardim. De um jardim especial, passará a uma área ajardinada banal.

Este é o tipo de decisão que pode mostrar que tipo de líder é António Costa. É António Costa um verdadeiro democrata ou é apenas mais um tecnocrata? Porque este projecto já foi chumbado no passado e foi muito contestado pelos moradores da zona. Agora é ressuscitado sem consultar nem informar a população, sem novos pareceres, numa política de terra queimada, ou seja de facto consumado, e contra todo o bom senso.

O acesso de carro ao Príncipe Real é um inferno não porque haja falta de lugares para estacionar mas porque há lugares para estacionar. Quanto mais lugares se criarem, mais pessoas levarão para lá o carro e mais congestionada ficará a zona. Como aconteceu com o parque do Largo de Camões. Querem que o Jardim do Príncipe Real se torne no Largo de Camões, com algumas árvores de arruamento à volta?

A democracia não se faz na secretaria. Essa é a democracia do António José Seguro. A democracia faz-se ouvindo as pessoas e consultando a sua opinião. Não é essa democracia que António Costa diz querer? Pois esta é uma das decisões onde terá que o provar. Como é que é, António Costa? Que tipo de líder é? Um democrata que ouve as populações e respeita os pareceres, ou um tecnocrata que usa e abusa de formalidades e legalidades para levar a sua avante contra o interesse público?


O texto é daqui e eu subscrevo-o palavra por palavra. A petição é esta, foi lançada por um grupo de amigos do Príncipe Real ao qual me orgulho de pertencer, deve ser lida por todos e assinada por quem nela se revê e por quem gosta de jardins.

3 comentários:

josé luís disse...

petição assinada.

Xisto disse...

Li atentamente o texto da petição, com o qual concordo inteiramente. Assinei, como não poderia deixar de ser.
Quanto ao texto acima reproduzido tenho algumas dúvidas. Desconheço, por exemplo, se houve algum pedido de audiência a António Costa, se o assunto lhe foi directamente apresentado.

Rosa disse...

António Costa representa a CML e é responsável por tudo o que por lá se faz, é obrigação dele estar bem informado sobre todos os projectos e não permitir que absurdos como este tomem forma. Mas claro, o assunto já lhe foi directamente apresentado e o que os amigos do PR esperam é garantias de que este projecto, destruidor de um dos jardins mais bonitos de Lisboa, não é aprovado.