domingo, 10 de setembro de 2006

Planta-dos-dentes

Pluméria (Apocynaceae)
Funchal
Chamam-lhe Frangipani em homenagem a um inventor de perfumes do sec.XVI, deram-lhe nomes como Jasmim-do-cabo, Jasmim-de-manga, Jasmim-de-cayenne. Na Madeira onde abundam estas belíssimas árvores com flores de odores estonteantes, chamam-lhes Planta-dos-dentes, porque será?

4 comentários:

Anónimo disse...

Aqui onde moro, a planta tem características tóxicas, devido a uma substância chamada quinina. Presumo que a árvore as mantenha em qualquer parte onde cresça. Cuidado com o plantio em zonas onde circulem crianças pequenas e animais... É uma árvore ma-ra-vi-lho-sa!

Fénix disse...

Nunca vi esta flor, mas é muito bonita.

Lino Públio Pinto Monteiro disse...

Aqui de Cabo Verde, ilhas da costa ocidental africana, com clima seco e árido. Nós temos jasmim com pétalas brancas e corolas verdes. Um pessoa amiga deu-me o nome científico de frangipani indica e o white suva frangipani. Ao tentar obter mais infromações cheguei até aqui.
Toda a ajuda sobre esta matéria para o email - lpubliomonteiro@hotmail.com

Alex Rodrigues disse...

"...Na Madeira onde abundam estas belíssimas árvores com flores de odores estonteantes, chamam-lhes Planta-dos-dentes, porque será?"

Sou Madeirense e antigamente, na Ilha da Madeira, os populares usavam a seiva branca (látex) desta planta para tratar dores de dentes. Devido à presença de quinina e a mesma ter funções analgésicas entre outras, embebiam a seiva em algodão que era colocado dentro da boca, na zona que estava com dores. Atenção que é um processo que não se utiliza nos dias de hoje, porque a quinina é tóxica e pode se tornar um risco sério para a saúde.