sexta-feira, 20 de abril de 2007

BASTA!



Fiquei chocadíssima quando ontem no Parque Eduardo VII (na zona entre o clube VII e o Marquês de Pombal) encontrei a Chaenomeles japonica que tenho regularmente vindo a fotografar, porque era uma planta fora de série, neste estado lastimoso.


É evidente que quem fez este vergonhoso trabalho não tinha nenhum tipo de conhecimentos técnicos para o fazer, eu também não sou especialista nesta matéria, mas não tenho dúvidas de que num jardim público quem arrasa com uma planta que está no auge do seu esplendor está a cometer um crime. Esta planta estava ainda a florir, as folhas tinham acabado de rebentar o seu porte era espantoso e único. Preparava-se para frutificar abundantemente, duvido que os seus frutos possam ser vistos em algum outro local de Lisboa.


Todos os crimes têm responsáveis e neste caso a responsabilidade é da ignorância, da falta de sensibilidade, da falta de respeito pela vida....Tenho muita vergonha de viver num país sem educação onde se acha infantil e superficial amar a natureza e em que a relação dos homens com a natureza é tão fria.

-
E talvez este blog fique por aqui. Porque não consigo ficar indiferente a estes casos. Mostrar imagens tristes não era o meu objectivo.

10 comentários:

greenman disse...

E não há um local onde se possa fazer uma queixa??? Apurar responsabilidades?
Eu fico fulo com estes casos. Se fosse em Inglaterra isto não ficava assim.
Não haverá nenhuma televisão interessada em expôr estes casos?

Anónimo disse...

AT, tenha calma, tenha calma!

Somos muitos. Os amantes da natureza. Indigne-se, mas não leve as coisas tão a sério! Não se esqueça que você é, também, uma criatura da natureza! O nervosismo não lhe faz bem à saúde! E a indignação tem de ser manuseada com inteligência e serenidade. Só assim os criminosos se empatizarão com a sua preocupação.

Anónimo disse...

Não podemos, nem devemos ficar indiferentes, claro que não! Agora AT, não se esqueça que o seu blogue é um serviço público. Tem de continuar, minha amiga.
Bem haja.

Miguel Jorge disse...

É uma vergonha ainda outro dia a tinha visto;estou chocado.

teresa g. disse...

Mas acabar o blog seria precisamente o oposto do necessário! Talvez que relativamente pouca gente venha aos nossos blogs, e os responsáveis por estas coisas não devem vir certamente. Mas os que vêm talvez possam olhar as coisas com outros olhos. E como dizia o Pedro Santos da Sombra Verde, se for um já terá valido a pena.

Um blog como o seu contribui certamente para educar as pessoas para o gosto pela jardinagem e pela natureza. Por isso faz falta! Eu compreendo a sua revolta, mas voltar as costas é que não muda nada. Tenho a certeza que todas as fotos bonitas que publicou aqui e toda a informação interessante, tiveram uma influência muito positiva em muita gente. E aos pouquinhos as coisas vão mudando. Nos últimos anos muita coisa tem mudado - mais lentamente do que se quer, mas vai mudando.

(Opa, grande discurso!)

Pissarrinha disse...

Uma vergonha. Mas espero que o seu blog nao acabe. é uma ajuda para que estas situacoes acabem.....

Jorge N. disse...

é verdade, o silêncio é a pior resposta. Pode até ter sido vandalismo, doença, ... não sei, só hipóteses. O que parece indiscutível é que, cada vez mais, há pessoas que se preocupam com "este património" e exigem que ele seja bem gerido e isso é muito bom e tem de ter uma resposta por parte dos organismos responsáveis, nomeadamente, prestando melhores informações à população sobre a forma como cuida destes espaços. Força!

Rosa disse...

Meus/minhas Queridos/as,
Preciso de algum tempo para pensar um bocado sobre o que deve ser este blog (que no fundo se tornou num bocadinho de mim), falta-me tempo e energia mas claro que indiferente nunca! (não era essa a minha intenção).
Entretanto espantem-se com a natureza que é para isso que ela serve.
rosa

Anónimo disse...

Olá...
Sou brasileira e tenho visitado, frequentemente, os maravilhosos blogs que mostram, com tanto amor e carinho,a flora portuguesa.
Como tu, sofro com a ignorância e o descaso com que são tratados estes seres que tanta beleza trazem às nossas vidas.
Somos amantes fiéis da natureza e porisso sofremos tanto quando presenciamos atos como este.
Aqui no Brasil estamos lutando contra a destruição da Amazônia,e vamos vencer.
Não desista, engula o choro e parta para a luta.
Denuncie, mostre as fotos aos orgãos competentes.
Ficarei torcendo pela plantinha...
Abraços brasileiros....

Anónimo disse...

Este tratamento vergonhoso evidencia nao ter sido feito por pessoal conhecedor. Tal se deve ao abandono do ensino da Jardinagem, e a entrega da conservaçao de jardins a empresas privadas, que contratam pessoas sem conhecimentos na area, pois tal lhes sai mais barato.