sexta-feira, 30 de março de 2007
quarta-feira, 28 de março de 2007
Na maternidade
As Ginkgos semeadas este ano começam a germinar (prometo imagens para breve). Estas já têm um ano e as novas folhas começaram a rebentar.
Posted by Rosa * 28.3.07 6 comments
terça-feira, 27 de março de 2007
Identidade
Posted by Rosa * 27.3.07 3 comments
sexta-feira, 23 de março de 2007
Trevo da sorte
Tinha a ideia errada que todos os trevos eram do género Oxalis (as azedas), mas a curiosidade por estas flores encarnadas que se vê muitas vezes em prados e terrenos incultos revelou-me que muitas das plantas que recebem o nome comum de trevo (três folhas) são do género Trifolium. São Leguminosas e têm a capacidade, não só de produzir os nutrientes que necessitam para se desenvolverem, como de fixar nas suas raízes nutrientes importantes que podem melhorar os solos e mesmo ajudar no desenvolvimento das plantas vizinhas. Por estas e outras razões é uma planta utilizada como adubo verde.
As suas sementes são comestíveis, e com as flores pode-se fazer chá.
Nomes comuns: trevo-carmesim, trevo-encarnado, erva-do-amor
Posted by Rosa * 23.3.07 0 comments
quinta-feira, 22 de março de 2007
quarta-feira, 21 de março de 2007
O culto oculto.
Posted by Rosa * 21.3.07 4 comments
terça-feira, 20 de março de 2007
Posted by Rosa * 20.3.07 0 comments
Labels: Jacarandás
segunda-feira, 19 de março de 2007
Til o grande
Endemismo Canário-Madeirense, esta é a maior árvore da Laurissilva (floresta madeirense), 20 a 30 metros, excepcionalmente 40 metros.
O nome Til tem gerado alguma confusão com o da Tília, nomeadamente na tradução de textos, mas esta árvore nada tem a ver com a Tília.
É também chamada Árvore-da-Chuva porque em certas condições de ambiente a condensação nas folhas provoca a queda de gotas de água.
O nome foetens porque a sua excelente madeira quando recentemente cortada exala um cheiro desagradável.
Posted by Rosa * 19.3.07 1 comments
Labels: laurisilva
Orgulho da Madeira, ou talvez não.
Esta é outra planta Portuguesa que a maior parte dos Portugueses desconhecem. Embora por cá não se ligue muito à jardinagem, quase toda a gente conhece e utiliza nos seus jardins plantas exóticas, é o caso dos Hibiscos, Buganvílias, Hortênsias e por aí adiante.
Esta Planta de porte magnífico e flores atractivas, endémica da ilha da Madeira, é conhecida em todo o mundo pelo nome Pride of Madeira e muito utilizada em jardinagem, por cá recebe com alguma indiferença o nome comum Massaroco (creio que por causa da forma das suas inflorescências) e muito raramente é vista ao lado das espécies exóticas de que tanto gostam os jardineiros Portugueses.
Posted by Rosa * 19.3.07 1 comments
Labels: laurisilva
sexta-feira, 16 de março de 2007
Primavera
Posted by Rosa * 16.3.07 5 comments
segunda-feira, 12 de março de 2007
sexta-feira, 9 de março de 2007
Assembleia da República
Posted by Rosa * 9.3.07 8 comments
Labels: Jacarandás, Lisboa triste
segunda-feira, 5 de março de 2007
domingo, 4 de março de 2007
sábado, 3 de março de 2007
sexta-feira, 2 de março de 2007
A florir neste momento
O género Chaenomeles tem cerca de quatro espécies e muitos híbridos, é parente próximo dos Marmeleiros (Cydonia) e as suas semelhanças podem causar algumas confusões na identificação.
Vulgarmente chamado Marmeleiro japonês (Japanese quince, dwarf Japanese quince), esta espécie (C.japonica) produz um fruto muito semelhante aos nossos marmelos, mas mais pequeno, que é igualmente utilizado em conservas e doces.
Mas são as vistosas flores encarnadas e a precoce época de floração (fim do Inverno) as principais qualidades que eu encontro neste arbusto que é tão pouco utilizado em jardinagem no nosso país.
No Botany photo of the day gerou-se alguma polémica sobre esta classificação.
Posted by Rosa * 2.3.07 0 comments