quarta-feira, 28 de maio de 2008

As flores do mês * Maio

Click sobre a imagem para ampliar

1 . 2 . 3
4 . 5 . 6
7 . 8 . 9

Em Lisboa de Jacarandás, quem é que liga às outras flores de Maio? Eu não ligo, Maio é mês de Jacarandás e ponto final! 
Mas, como o prometido é devido, toca a puxar pela cabeça e encontrar as outras flores de Maio... Tenho para mim, que a maior parte das flores que encontramos em Maio: Ou são flores da Primavera - portanto de Março e Abril, mas que generosamente prolongam a floração, talvez por simpatia - ou são flores do Verão, que chegam adiantadas nas Primaveras  particularmente quentes (não é o caso este ano). Mas observando com atenção, umas vezes de cabeça no ar, outras de olhos postos no chão, sempre na cidade - porque Maio no campo é outra conversa mais séria - consegui descobrir, mais, oito flores que -para mim- estão inequivocamente ligadas ao mês de Maio.

Em Lisboa, Maio é o mês das árvores, quanto a isso não há dúvidas, por isso as seis primeiras flores, só são vistas por quem andar de cabeça no ar:

1 . Catalpa bignonioides  
Em algumas ruas de Lisboa, corajosas Catalpas floridas, coabitam ternamente e sem complexos de inferioridade, com os púrpurissimos Jacarandás, nem que seja só por isso, já merecem a minha admiração e respeito.

2 . Grevillea robusta 
As árvores australianas sempre se deram bem por cá, as Grevílias não são excepção, estão para ficar.

3 . Punica granatum L. 
As Romãnzeiras estão em flor. Nos jardins de Lisboa é muito comum  uma variedade ornamental que não sei classificar com exactidão (se alguém souber avise).

4 . Brachychiton populneu 
Adoro encontrar estas florinhas pelo chão, parecem de brincar.

5 . Jacaranda mimosifolia D. Don

6 . Robinia luxurians 
As Robinias rosa (as brancas florescem um nadinha antes) estão floridas durante todo o mês de Maio, são as leguminosas mais fotogénicas que eu conheço.

7 . Cytisus striatus 
As Giestas -descobri agora- não fazem parte das minhas flores favoritas, nunca fotografei nenhuma, fui roubar esta aqui porque há histórias de Maio nas Maias.

8. Tropaeolum majus 
Não sei porquê, mas para mim as Chagas são de Maio.

9 . Syringa L. 
Last but not least o Lilás, claro! Esta é do coração, e, talvez, a única flor de Maio que me encanta mais do que os Jacarandás. Flores caprichosas, difíceis de cultivar, muito breves no florir... São talvez estas as características do doce Lilás que me fazem gostar cada vez mais dele, este é definitivamente o meu capricho de Maio.

3 comentários:

Anónimo disse...

What beautiful photos! Is no. 3 a pomogranate flower? We had one of the trees in our garden at home when I was young. I loved the tree so much! it was planted by my grandmother. No. 9 is one of my favourites. Persian jasmine.

kisses, Myla

Anónimo disse...

Faltam as ROSAS... não?

Rosa disse...

Myla, yes it's a pomegranate.
Manuela, as Rosas estão no mês de Abril (umas apressadas!)