sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Fazer pela vida


Bombax ceiba . semeada em 8\11\2005 . nascida em 26\11\2005
É por esta e outras que este Blog (me) faz sentido, esta menina, descendente das melhores famílias Indianas, com os familiares mais próximos naturalizados no Brasil , está finalmente a fazer-se uma arvorezinha, e a sua vida está por aqui toda documentada, senão vejam:
1 . 2 . 3 . .....

1 comentário:

Maria Lua disse...

Olá Ver,

Já algum tempo que tenho este assunto sobre o teu post: http://cheirar.blogspot.com/2007/05/dracaena-draco.html para esclarecer, enviei em Junho um mail sobre esse assunto e, voltei a reenviá-lo em Julho, (esclarecendo o que se trata, qual a árvore, inclusive dando o link onde está classificada)a quase todos os departamentos camarários, Junta de freguesia da zona onde "situa" a árvore, ao gabinete do Presidente da CMLoures, aos vários partidos representados na assembleia municiapal, e aos outros do concelho e nunca obtive nenhuma resposta. Desde 26 de Junho que estou à espera.... Ou seja, identifiquei-me, dei meus contactos, solicitei resposta, expliquei que era moradora no concelho, qual é a àrvore, zona, n.º do processo, tudinho! E até agora silêncio... Foi por isso que não disse mais nada. Mas o assunto não está esquecido, pelo menos da minha parte e vou tentar fazer algumas averiguações através de outras entidades/pessoas e ver se consigo algo.
Diz-me uma coisa, por acaso não se poderá apresentar algum tipo de reclamação/queixa/informação junto da entidade que faz as classificações das árvores, dando conhecimento do seu desaparecimento ou pelo menos desconhecimento da localização da dita?
E, por fim, outra informação, uma vez que conheces as árvores de Lisboa, ontem visitei (finalmente!) os jardins do Museu do Traje (Lumiar)e fiquei absolutamente espantada e deslumbrada com um Pinus Pinea que lá existe (ao lado do recinto onde fazem actividades com crianças - tem uma cadeiras e casinha). Nunca na minha vida tinha visto um com esse porte, ENORMEEEEEE! Dei a volta e fui até onde tem algum equipamento para ver o troco, mas o tamanho em altura é brutal! A copa é majestosa, mas é altura que impressiona! Não consegui deixar de olhar. Fui falar com um senhor que tratava do jardim, que falou das (também monumentais!) araucárias e 2 plátanos, com 160 anos, e que existem informações na recepção. Mas do Pinheiro-manso nem sabia muito bem, mas não podia ser mais velho que estas (de 160 anos)...
Ver, eu nunca na minha vida vi um exemplar deste porte (também não sou perita nem uma "caçadora" de árvores monumentais), mas que fiquei impressionada, se fiquei! Fazia lembrar-me as sequoias!
Talvez já conheças, em todo caso fica a informação, é um local (também com falta de dinâmica e com um projecto de condominio perto...) com um património natural e árboreo impressionante em LISBOA, e que devia/merecia ser protegido/valorizado urgentemente.
Obrigado e desculpa o longo comentário, sei que estamos em silly season...
Boas férias!
:)