quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Malvaísco



Althaea rosea L. ou Althaea ficifolia

O nome Althaea (do Grego - althaia - Curandeira) refere as conhecidas propriedades medicinais de algumas Malváceas que no caso da Althaea Officinallis é mesmo redundante. As Alteias ou Malvaísco (referidas às vezes como Malvavisco, penso que por engano ou confusão com um outro género , os Malvaviscus) também conhecidas por Malva-real ou Malva-da-Índia, são provenientes da da Ásia, calculo que o nosso Garcia de Orta as deve ter encontrado pela Índia e tomado conhecimento das suas virtudes medicinais muito superiores às das Malvas. Durante a idade média as Alteias são introduzidas na Europa, cultivadas nos jardins dos simples dos mosteiros, a espécie aclimatou-se fácilmente por cá, rápidamente foge dos canteiros dos austeros Jardins e torna-se uma planta espontânea.


5 comentários:

Miguel Jorge disse...

Adoro estas plantas.Este ano no meu jardim cresceu uma que atingiu a impressionante altura de 2 m e 20cm.

CrisB disse...

Que lindas, especialmente a dobrada.Adorei.
Tenho uma parecida, também cor de rosa, mas só semi-dobrada. O mais curioso é que deu flor no ano em que foi semeada, contrariando o que dizem de só florescer no segundo ano.
Mas a minha só tem 1m.
Cris

Rosa disse...

Miguel e Cris,
Também fico encantada com o tamanho destas flores, são verdadeiramente à escala humana. Dar flor no ano em que foi semeada, pode acontecer mas é raro, é considerada uma planta trianual, ainda não percebi muito bem o que isso significa mas vou informar-me.

Anónimo disse...

OLÁ COMO Eu FAÇO PARA ADQUIRIR ESTAS SEMENTES DE MALVAISCO SÃO MARAVILHOSAS LINDA ME AJUDE POR FAVOR neide.lizama@hotmail.com

Unknown disse...

Flor deslumbrante ,duma elegancia e beleza incrível !!! Bendita Natureza !!!!!!!