quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Flores-de-jade para os dias pequenos

Crassula ovata

Confesso que não sou grande admiradora das chamadas suculentas. Acho que esta embirração é mais uma snobeira minha, vá-se lá tentar explicar estas coisas que servem apenas para nos tornar ainda mais insensíveis... Adiante.

Quando uma tremenda tempestade deixa o meu jardim de pernas para o ar - leia-se: totalmente destruído - resta-me ficar grata à capacidade de sobrevivência das plantas mais resistentes e quando no meio da desolação as únicas plantas que conseguem manter a dignidade - leia-se: flores - são mesmo as suculentas, tenho de lhes tirar o chapéu e dar graças a quem se lembrou de as plantar enquanto eu andava ocupada com as minhas florezinhas de estufa que neste momento, já eram...

Entre as corajosas sobreviventes, destacam-se as Flores-de-Jade que, competentemente, no meio das ruínas, cumprem um estrondoso florir. A Crassula ovata é uma planta muito fácil de cultivar, reproduzir e cuidar. É muito comum e talvez por isso um bocadinho maçadora e pouco valorizada. No entanto tem uma particularidade que faz dela uma planta especial: Floresce nos dias mais pequenos e mais frios do ano, quando quase nenhuma outra flor o faz. É planta para salvar um Inverno tempestuoso, e nem que seja só por isso, prometo que as vou começar a levar  mais a sério.

Sem comentários: