terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Na Varanda


3 comentários:

CrisB disse...

Que bonita forma de iniciar este mês de inverno.
Estive a ver os outros posts e esse bolbo tem-se portado lindamente a florescer todos os anos.
por cá, hoje estive a passar para a terra umas sementinhas já germinadas de vários Hippeastrum.
Uma boa semana
Cris

Rosa disse...

Obrigada Cris (isso vindo de uma especialista em bolbos : )). Este bolbo é um fenómeno tem florescido duas vezes por ano e sempre em grande. Tem a particularidade de ter sido a primeira fotografia deste blog.
Tenho andado para te perguntar: Quanto tempo depois de semeadas começam a dar flor?

CrisB disse...

Rosa, eu de especialista não tenho nada, afinal sou só uma curiosa que gosto muito dessas plantas e ando sempre em busca de aprender algo mais:)
Respondendo à tua pergunta: depende muito da espécie e da maneira como são tratados. Há quem diga que só florescem depois de ganharem a quinta folha verdadeira, há também quem os fertilize bastante e assim acelera a floração; neste caso talvez tardem uns três ou quatro anos. Os mais velhos que tenho de semente devem de ter uns dois anos e meio, e como os fertilizo muito pouco, ainda estão pequenitos. Por isso talvez, daqui a um ano ou dois já possam dar flores.
No entanto, os primos Habranthus robustus floresceram no primeiro ano em que foram semeados, total surpresa para mim.
No principio torna-se um pouco difícil esperar para ver algum resultado, mas ao fim de algum tempo, se semearmos todos os anos, já alguns estão a florir enquanto outros ainda estão a nascer.
Bjca
Cris