terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Metamorfoses


Scilla monophyllos


O género Scilla, está a sofrer alterações, alguns botânicos propõem que certas plantas que até agora pertenciam a este género passem a ser reclassificadas e reagrupadas em novos géneros, sendo que com algumas isso já aconteceu, veja-se a Urginea que os meus queridos vizinhos mostram hoje. A Scilla monophyllos, por exemplo, pode em breve passar a chamar-se Tractema destino que, confesso, não lhe desejo.  Os nomes dados por Lineu, não me canso de o dizer, têm o encanto de nos lembrar histórias antigas e seria uma pena que isso deixasse de acontecer. As Scillas do Mediterrâneo, como esta nossa Cila-de-uma-folha que pode ser vista a florir por estes dias nos nossos bosques, transportam-nos, porque Lineu assim o quis, até aos amores loucos e desastrosos de Glauco por Cila relatados por Ovídio e referidos por Camões nos Lusíadas.



Glauco nasceu um pescador mortal. Descobrindo acidentalmente uma erva mágica que conseguia trazer os peixes que apanhava de volta à vida, decidiu experimentá-la em si mesmo. Após provar a erva, Glauco tornou-se imortal, mas também criou barbatanas e cauda de peixe, o que o forçaria a viver o resto da sua existência na água. Apesar de insatisfeito com esse efeito colateral, Glauco foi recebido por Oceano e Tétis com as honras das divindades, das quais aprenderia a arte da profecia.

Glauco apaixonou-se por Cila, uma bela ninfa, mas não foi correspondido: a ninfa sempre se afastava da água quando ele tentava aproximar-se, assustada pela sua aparência. O deus recorreu então ajuda à feiticeira Circe, pedindo-lhe que preparasse uma poção que fizesse que Cila o amasse. Porém, estando a própria bruxa já apaixonada por ele, tentou dissuadi-lo com palavras afetuosas. Ele, contudo, afirmou que árvores cresceriam no fundo do mar e algas no cimo das montanhas antes que ele deixasse de amar Cila.

Enfurecida, Circe enfeitiçou a fonte em que Cila se banhava, para que esta se tornasse um monstro de doze pés e seis cabeças. Então, quando Cila finalmente entrou na fonte, viu serpentes na água. Tentando fugir, deu-se conta de que as serpentes eram na verdade o seu próprio corpo. A ninfa foi chorar a Glauco, que a recusou devido à sua aparência terrível. Circe esperou a visita do deus, mas ele, sabendo ter sido obra dela, não a perdoou pela crueldade.


3 comentários:

Paulo Araújo disse...

Tem sido tal a dança de nomes que a vantagem de usar nomes científicos (cada nome designar uma só planta, e cada planta ter um só nome) acaba por se perder. Por contraste, os nomes vernáculos em línguas como o inglês são estáveis e, na sua grande maioria, inequívocos. Parece que, depois de ter sido empurrada de Scilla para Urginea, a cebola-albarrã se chama agora Drimia maritima. Até é um nome bonito, mas era escusada a troca.

Rosa disse...

O que eu não gostava é que os nomes dados por Lineu fossem abandonados. Lineu era um poeta fabuloso.

http://cheirar.blogspot.com/2008/08/poeta-naturalista.html

Blog Animatrix disse...

Olá Blog de Cheiros, eu sou o Blog Animatrix e gostei do seu blog, achei o Blog de Cheiro quando pesquisei a imagem de:

Sir John Tenniel -
Alice no País das Maravilhas - Pintando as Rosas.

Queria fazer uma parceria com você;

Eu anuncio o Blog de Cheiros no meu Blog e você anuncia o Blog Animatrix no seu blog, se aceitou a parceria deixe um comentário no meu blog:

http://bloganimatrix.blogspot.com/

Se não aceitar a parceria eu entendo.

Att: Blog Animatrix.

P.S:Parabéns pelo Blog.