terça-feira, 30 de abril de 2013

Lisboa hoje como há 150 anos?



Lisboa Abril de 2013 (daqui)

Diz-me, alma minha, pobre alma congelada, o que pensarias tu de morar em lisboa? Lá deve fazer calor, e lá te reanimarias como um lagarto. Essa cidade fica à beira d'água; diz-se que é construída em mármore, e que as pessoas de lá têm um tal ódio à vegetação, que arrancam todas as árvores. Eis uma paisagem ao teu gosto; uma paisagem feita de luz e mineral, e líquido para reflectir!
A minha alma não responde.
Charles Baudelaire . "N'importe où, hors du monde" 1864



3 comentários:

bettips disse...

Pelo face nas Árvores de Portugal, partilho o que dizes porque acho esta pergunta lindíssima e TÃO pertinente. Tristes somos, nós, dos verdes e lenhosos! Aqui à beira de casa, cortaram-me "a minha árvore" apesar de eu ter escrito à Câmara: não incomodava ninguém e até cobria as vergonhas de um quarteirão abandonado há mais de 30 anos.
Arranjei uma pedra grande para sossegar a seiva que surgia: e pus uma pedra sobre o assunto porque as mentalidades não mudam.
Bjinho R.

Miguel Jorge disse...

obrigadísimo pela divulgação deste exerto tão belo e tão horrivelmente verdadeiro...

Miguel Jorge disse...

o gabinete que fez este projeto vergonhoso chama-se PROAP ... proap@proap.pt