terça-feira, 13 de novembro de 2007

No Reino do Sião

Curcuma alismatifolia

Mesmo no centro da actual Tailândia, bem no coração dourado do lendário reino do Sião - descrito pela primeira vez aos Portugueses no sec.XVI pelo Fernão Mendes Pinto - fica a montanhosa província de Chaiyaphum. Esta é uma zona de atracções turísticas fascinantes mesmo para o mais viajado e sofisticado turista ocidental, a produção de seda natural, os treinadores de elefantes, as luxuriantes florestas, lagos e quedas de água, os templos budistas... Não deixa de ser irónica a forma como o único país asiático que nunca se deixou colonizar pelo ocidente, recentemente se entrega aos ávidos caprichos dos turistas ocidentais e aos seus Dólares e Euros. Mas isso agora não interessa nada..... Nesta província Tailandesa, entre brutais montanhas, existem, imagino eu, belíssimos vales e planaltos, é precisamente para lá que estas duas Curcuma alismatifolia, que tenho num vasito, me conseguem levar, nesses vales de terras férteis e húmidas florescem espontaneamente - entre Maio e Julho - as Tulipas do Sião. O espectáculo dos campos floridos é uma das atracções turísticas da província de Chaiyaphum que eu mais gostava de ver. Chamem-me terra a terra se quiserem.

1 comentário:

Rodrigo Fernandes (ex Rodrigo Rodrigues) disse...

Belo e cuidado jardim.