sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Arruda

Ruta graveolans


Os Portugueses gostam de ervas. Provavelmente os Espanhóis, os Alemães, os Ucranianos... Também gostam de ervas, é possível até que a humanidade em geral goste de ervas. Mas o que eu estranho mesmo é que os Portugueses, que não gostam de quase nada, gostem tanto de ervas. Há dias o dono de um viveiro de beira da estrada confessava-me que vendia muita Arruda mas não sabia para o que é que ela servia. Em Lisboa numa florista a armar ao chique minúsculos vasos de arruda vendiam-se a um preço exorbitante, a proprietária - orgulhosa de vender este importante produto - chamava-lhe Erva-das-bruxas, nome que justificava claramente o despropósito do preço, a verdade é que no dia seguinte todos os vasitos de arruda tinham desaparecido. A Erva-da-inveja ou Erva-da-graça como lhe preferirem chamar, com o seu aspecto insignificante, cheiro muito desagradável, sabor amargo e a vaga promessa de afastar o mau-olhado, vende-se que nem ginjas.


A Arruda é uma das ervas originárias da região mediterrânea que devido às suas propriedades medicinais, se tornaram conhecidas no mundo inteiro, os Portugueses e os Espanhóis são responsáveis pela introdução da planta na América onde se tornou muito popular e onde a sua fama de afastar os males sobrenaturais se enfatizou ainda mais.


Pessoalmente interessa-me testar a capacidade insecticida e anti-parasitária da Arruda que pode ser muito útil em jardinagem.


2 comentários:

gintoino disse...

Tenho uma plantada no jardim, porque "gosto de ervas" e porque gosto em particular das suas folhas recortadas e de tom acinzentado. Não lhe conhecia as propriedades antiparasitarias e insecticidas.

Anónimo disse...

Genial brief and this enter helped me alot in my college assignement. Gratefulness you on your information.