segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Consolda

Ajuga reptans atropurpurea

Não tenho o hábito de comprar plantas desconhecidas, a desconfiança em tudo e todos, é talvez um dos meus piores defeitos. Imagino sempre que aquela planta desconhecida e de aspecto inofensivo se vai tornar numa agressiva invasora, ou que ao fazer aquela compra estou a contribuir para a destruição do ecossistema de um pobre país africano onde os monopólios holandeses instalaram as suas estufas para não destruírem o ecossistema do seu próprio país...

Mas, eu não sou de ferro e não resisto nem a uma pechincha nem a uma Labiada a florir, foi assim - um bocadinho a medo e na total ignorância - que comprei (por 1€) uma plantinha desconhecida para a minha varanda de aromáticas (por sinal não tem cheiro de espécie algum). Dava pelo nome - um bocadinho pomposo - de Ajuga reptans atropurpurea, mas era singela, simpática à vista e dizia-me a minha intuição que aquela era planta para não maçar nenhuma das já instaladas aromáticas. Uma vez em casa, depois de envasada num vaso de barro - não suporto vasos de plástico - colocada na varanda, parecia que tinha nascido para isto. Já não tinha dúvidas, esta é uma planta do reino dos simples*. Confirmou-se o facto quando descobri que era plantinha para pelo menos oito nomes* comuns, uma planta capaz de inspirar o povo Português a inventar oito nomes comuns é com toda a certeza poderosa.

*
Os Simples
(Do lat. simplice, por via popular) Natural, espontâneo. Qualquer erva com actividade medicamentosa comprovada ou suposta.
*
Ajuga; Búgula; Consolda-média; Língua-de-boi; Erva-de-São-Lorenço; Erva-carocha; Erva-férrea.
*

3 comentários:

Ezequiel Coelho disse...

Eu também não gosto muito (mesmo nada) de vasos de plástico... Mas quando se tem de jogar tetris com a vasaria que há em casa, o melhor é ter vasos quadrados e... de plástico (porque de barro têm um preço proibitivo!!!)
:)

Anónimo disse...

Desculpe mas isso não é Consolda! O nome cientifico da consolda é Symphytum officinale tendo dapois variantes tais como Symphytum × uplandicum das mais comuns em permacultura, sendo da familia da Boraginacea

Rosa disse...

Eu não só desculpo como até agradeço a atenção. : )
Já tinha percebido que a Consolda é uma outra planta, mas isto dos nomes comuns se repetirem em plantas diferentes às vezes acontece. A esta chamam-lhe Consolda-média.