quarta-feira, 20 de junho de 2007

Dois Anos

Gardénia caprichosa (R.)


Esta foi uma das fotografias que eu coloquei aqui no blog de cheiros no seu primeiro dia de existência, faz hoje exactamente dois anos. Era uma perfumadíssima Gardénia de uma planta muito especial para mim que não floria há cinco anos e que eu tentava recuperar. Tinham-me oferecido uma máquina digital há pouco tempo e convenci-me que a imagem era uma fantástica ferramenta de jardinagem, para uma jardineira sonhadora, ignorante e muito inexperiente que tinha acabado de se tornar responsável por um jardim muito querido mas que até então tinha sido só para desfrutar.

A minha ideia era muito simples, fazer um caderno de apontamentos (dos que não estão sempre perdidos quando são necessários) em que identificaria todas as plantas do jardim e recolheria informação sobre a forma de as cuidar. Parecia simples a tarefa, afinal não eram assim tantas as plantas do meu jardim. Mas eis senão quando me começam a surgir em todas as frentes, flores, árvores, frutos, ervas, insectos, cores, sombras, dúvidas, indignações... Que eu nunca tinha visto mas que tinha (vá-se lá saber porquê) de conhecer. Já lá vão dois anos e a Gardénia não voltou a florir, talvez um dia eu compreenda o que lhe faz falta..

8 comentários:

bettips disse...

Gardénias são para mim um início também: há 40 anos, alguém especial - um artista - as cultivava. Um dia deu-me uma mão cheia de ramos com flor, com um odor extraordinário. Nunca mais esqueci, as duas raridades... E foi encantador teres iniciado esta paixão que não acaba; porque a Natureza é imensa e fértil. Parabéns. Bj

ManuelaDLRamos disse...

Muitos e muitos parabéns
abr

Paulo disse...

Parabéns. E um dia, sem perceberes porquê, ela voltará a florir.

Maria Lua disse...

Parabéns!
Pela cor, pelo perfume, pela sombra, pelo verde, pela alegria, pela revolta, pela esperança, pela tristeza, por todas as partilhas que connosco fazes.
O teu blogue tornou-se um mapa repleto de valiosas informações, para quem gosta da Natureza, de Lisboa e da Vida em geral.
Muito obrigado, de coração.
Que venham muitos mais e, um dia (mantém a esperança!), a gardénia voltará a florir. Basta não desistires de acreditar.
:)

CrisB disse...

Muitos Parabéns, pelo aniversário e pelo blog.
As Gardénias são um pouco caprichosas, vais ver que um destes dias, sem esperares, te oferece novas flores.
Cris

Anónimo disse...

Obrigada pelo passeio tranquilo que faço diárimente por aqui!

Isabel

Bic Laranja disse...

Muitos parabéns pelos dois anos do seu lindo jardim. Cumpts.

joserui disse...

Também tenho pouca sorte com a gardénia, mas acho que é por causa dos afídios. Ela bem quer florir, mas não a deixam.
E parabéns.