sábado, 16 de junho de 2007

Restauro de Jardins

Tapada das Necessidades . Imagem do triploV

Se Portugal fosse, só um bocadinho, mais civilizado, a profissão de restaurador de jardins históricos teria uma enorme saída. Mas mesmo assim vale a pena acreditar que terá futuro.

Isto a propósito do restauro dos jardins medievais da Quinta das Lágrimas em Coimbra pela Arquitecta Cristina Castel-Branco. Para quem não conhece esta Senhora, foi a responsável pelos Jardins Garcia de Orta na Expo 98 e pelo Plano Director de Restauro do Jardim Botânico da Ajuda (onde foi directora).

E ainda a propósito, não consigo deixar de me lembrar da Tapada das Necessidades, um dos exemplos mais escandalosos da forma como por cá se respeitam os jardins.

2 comentários:

Paulo disse...

O jardim da Quinta das Lágrimas bem precisa (tem duas sequóias enormes, como se pode ler no JN) porque está muito desvalorizado. No entanto, o pior já foi feito. Toda a área envolvente foi "sobre-urbanizada" nos últimos cinco a dez anos. Quem passava na Estrada Nacional a caminho de Coimbra, no sentido Sul-Norte, via um terreno baldio e, ao fundo, a quinta. Mas agora a quinta desapareceu atrás de uma muralha de apartamentos. Revalorizá-la vai ser tarefa árdua.

Paulo disse...

O jardim do Palácio de Queluz está actualmente em obras. Nos últimos anos decaíu consideravelmente e agora estão a restaurar o sistema subterrâneo de irrigação. Veremos...